segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

" E ele mesmo deu uns para apóstolos,outros para profetas..., para a edificação do corpo de Cristo..." Ef 4: 11-12. Antes que soe a última trombeta, Deus restaurará os cinco ministérios a fim de praparar a sua noiva para as bodas do cordeiro. E é nesse contexto que emergirão os remanescentes fiéis que não se dobraram diante de Baal, o próprio Deus se encarregará de chamar para fora da caverna àqueles que derribarão os altares, os postes ídolos, e irão de encontro a tudo aquilo que não é Deus para os destronar, endireitando as suas veredas a fim de preparar o caminho do Rei. Os profetas terão um papel de destaque nestes últimos dias, haja vista que o inimigo já sabe que é chegado o seu fim, logo trabalhará com mais fúria do que nunca. Faz-se necessário, portando,que sejam levantados homens para serem boca de Deus nesta terra, edificando, consolando e exortando, pois os dias serão maus. Vozes que clamam no deserto, homens símbolos, mensageiros, sentenciadores. Deus há de restaurar em sua plenitude, o ministério profético.

Palavra Profética para 2011

PALAVRA PROFÉTICA PARA 2011

“TEMPO DE CONQUISTA”
Josué 1:1 a 9

1 - E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2 - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 - Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4 - Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
6 - Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 - Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

A palavra profética para 2011 é uma caminhada sobre as palavras proféticas que Adonai tem dado a nós, nos anos anteriores, mas agora numa dimensão de conquista. Todas as palavras que foram dadas pelo Senhor em 2009 (Onde era lugar de medo e violência terá paz de medo e  segurança; e onde era terra arida será uma terra fértil"), e em 2010 (“Deus estará chamando um povo escolhido, dizendo vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados; por toda essa vida de religiosidade, de religião, do ativismo, e outras atividades, que tem tirado seu principal motivo de existência que é ter comunhão e intimidade com Ele, e Ele dirá, eu os aliviarei e lhe darei descanso (SHABBAT)”). Estas palavras estarão sendo vividas com maior intensidade, pois agora elas terão um peso de conquista. É chegado o tempo de colher tudo o que foi plantado durante esses anos com orações, jejuns, clamor, adoração, palavras proféticas, atos proféticos etc...que nos farão viver um tempo tremendo de conquistas. Tempo de realizações não só na área espiritual, mas também nas áreas materiais, que serão como sinal do que está acontecendo na vida espiritual.
Entendemos que as palavras dos últimos anos têm progredido ano a ano como uma caminhada assim como povo de Deus fez quando saiu do Egito. Tivemos que atravessar o mar vermelho de nossa religião e religiosidade para vivermos uma liberdade no Espírito Santo (Ruach Hakodesh); depois começamos a ser restaurados pela palavra de Adonai e recebemos a revelação da Torá, essa palavra de Reino nos trouxe uma mentalidade de Reino e uma cultura do Reino, que nos fez viver como filhos de Deus (reis e sacerdotes); isso nos fez entrar em seu descanso (Shabbat). E agora caminhando sobre essas palavras atravessamos nosso Jordão para vivermos um tempo de conquista, onde tomaremos posse de tudo o que foi prometido para nós.
Para vivermos esse tempo de conquista precisamos nos preparar para que ele não passe sem que tenhamos conquistados todas as promessas para nós reservadas.

  1. O ato de conquistar requer de nós um posicionamento, precisamos decidir viver esse tempo. Prepara-se, pois a palavra de conquista já foi liberada, Js 1:2.
  2. É um tempo também de batalhas, pois não há conquistas sem luta, precisamos esta preparados para guerrear, mas sabendo que é o Senhor que guerreia por nós. Js 1:3.
  3. É tempo da igreja conquistar territórios onde foram prometidos, mas nunca foram ocupados. Tanto na esfera terrena como espiritual. Js 1:4.
  4. Adonai estará revestindo seu povo de uma autoridade poderosa, devido a sua presença e proteção sobre nós. Js 1:5.
  5. Aqueles que serão usados pelo Senhor serão dotados de uma coragem e ousadia no senhor, por terem uma confiança sem limites no poder de Deus. Js 1:6
  6. Como no ano anterior será requerida uma obediência muito grande, pela palavra de Adonai, para que seu povo não se desvie e deixe de viver esse tempo tremendo de conquistas.  Js 1;7.
  7. A palavra do Senhor será pregada como nunca antes foi, em nosso país, nas igrejas, praças, casa de show, redes de televisão (mesmo aquelas que sempre resistiram ao evangelho de Yeshua), rádios e etc., mas não qualquer pregação e sim uma palavra revelada que trará libertação e ensino aqueles a que ouvirem. Js 1 8.
  8.  A presença de Yeshua será tremenda no meio de seu povo, nossas reuniões serão encharcadas de sua gloria (Sk’khinah). Js 1:9.
  9. Será um ano onde lideres serão perseguidos e caluniados, mas de onde menos o povo de Deus espera, é que virá quem os ajudará.
  10. Um tempo de conquista anda paralelamente com um tempo de milagres tremendos de Deus para o seu povo.
  11. Será um ano onde o povo de Deus se santificará e levantará altares ao Senhor (lugar de encontro e intimidade, onde Deus se revela e ordena sua benção).
  12. Antigas barreiras, que sempre foram um grande obstáculo para Igreja e o povo de Deus, serão derribadas.
  13. Será um ano para vivermos na total dependência de Adonai, pois viver fora dela será como andar fora da cobertura do Altíssimo.




Adonai tem preparado para 2011 um dos melhores anos de sua vida, mas vivê-lo dependerá única e exclusivamente de você, pois será como dois caminhos postos a sua frente, onde se pode optar por, vive-los ou não. Eu Profeta de Adonai te digo, escolha viver um tempo de conquistas que o Senhor preparou para você. Caminhe por ele com ousadia, coragem, perseverança, e principalmente obediência e confiança em Adonai. Atravesse o Jordão de sua vida e comece a conquistar as promessas que Yeshua preparou para seu povo. Grite vitória. Restauração. Avanço. Perseverança. Tempo de Ultrapassar. Deixe que o som da vitória de Deus em você seja ouvido nesta nação


Povo de Deus, Ministérios, Igrejas, todos que lerão essa profecia, prepare-se para um 2011, cheio de conquistas pessoais, materiais, espirituais, em todas as áreas de sua vida. Que Yeshua te prepare para esse tempo tremendo.

Palavra do Senhor dada ao profeta Carlos Eloy

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Deus sempre levanta Profetas em tempo de transição

“...e suportou-lhes os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto; e, havendo destruído sete nações na terra de Canaã, deu-lhes essa terra por herança, vencidos cerca de quatrocentos e cinqüenta anos. Depois disto lhes deu juízes até o profeta Samuel”. Atos 13:16-23.
Samuel foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Ele foi levantado por Deus em um período de transição, foi o elo de ligações entre duas etapas do propósito de Deus no Antigo Testamento. Atos 3:24 confirma que Samuel foi o primeiro profeta, de uma linhagem que lhe sucedeu: “E todos os profetas, a começar com Samuel, assim como todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias”.
I) O período de transição para o Reino de Davi
Samuel nasceu num período de declínio espiritual o qual passava a nação de Israel.
“Quando o Senhor lhes suscitava juízes, era com o juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles ante os seus gemidos, por causa dos que os apertavam e oprimiam. Sucedia, porém, que, falecendo o juiz, reincidiam, e se tornavam piores do que seus pais, seguindo após outros deuses, servindo-os, e adorando-os eles; nada deixavam das suas obras, nem da obstinação dos seus caminhos...” (Juízes 2:18-19).
Durante o período dos Juízes, a nação de Israel vivia em instabilidade espiritual, períodos de altos e baixos, ora serviam ao Senhor, por causa do caráter justo de algum juiz, mas após a morte deste, voltavam à adoração a ídolos e à apostasia. Quando não havia um líder justo: “... cada qual fazia o que achava mais reto”Juízes 17:6; 21:25.
A situação foi se agravando até os dias de Eli, sumo-sacerdote do período em que nasceu Samuel. Os filhos de Eli, também sacerdotes, andaram em grande pecado diante de Deus e do povo: “Era pois mui grande o pecado destes moços perante o Senhor”, 1 Samuel 2:17. Por causa disso, o Senhor decidiu exterminar aquela linhagem sacerdotal, 1 Samuel 2:25-26... “Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento. Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do SENHOR. Pecando o homem contra o próximo, Deus lhe será o árbitro; pecando, porém, contra o SENHOR, quem intercederá por ele? Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar. MAS o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens.” Deus sempre tem um mas..., Ele sempre estará suscitando um povo, uma comunidade profética, um remanescente que terá a unção e comissionamento de reverter toda a situação.
“Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente; edificar-lhe-ei uma CASA ESTÁVEL, e andará ele diante do meu ungido para sempre.” (1 Samuel 2:35).
O texto de primeira Samuel vai descrevendo o estado de depravação da liderança e da nação de Israel. Mas, o Senhor estava preparando um menino, Samuel, e através dele iria criar uma casa estável, nele estaria surgindo o fim da instabilidade espiritual.
1 Samuel 3:1-4 descreve o “fundo do poço”. Observe como estas verdades se aplicam à situação da cristandade atual e compare com o que o livro de Apocalipse fala sobre a igreja de Laodicéia (Apocalipse 3:14-21):
· A palavra do Senhor era mui rara: As pessoas iam buscar a Palavra do Senhor - ensinamento, aconselhamento e direção - mas os sacerdotes não tinham a Palavra, por causa da impureza de seus corações.
· As visões não eram freqüentes: A percepção espiritual dos líderes estava embotada. Não havia direção, por isso o provérbio se cumpria (Provérbios 11:14; 29:18) e o povo caia em pecado e corrupção.
· Os olhos do sacerdote já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os: são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco. Então lhe disse Pedro: Explica-nos a parábola...” (Mateus 15:13-15).
· Antes que a lâmpada de Deus se apagasse: “Não apagueis o Espírito” (1 Tessalonicenses 5:19). O trecho de Samuel acaba descrevendo o quadro de apostasia e declínio espiritual mostrando que a lâmpada do santuário já estava se apagando. Foi então que....
Se você continuar lendo a História, Deus se revela e fala com Samuel. Deus deu um sonho a Samuel falando sobre o extermínio daquela atual linhagem sacerdotal... “Crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. Todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como PROFETA do Senhor. Continuou o Senhor a aparecer em Silo, enquanto por sua palavra se manifestava ali a Samuel (1 Samuel 3:19-21).
A situação atual no mundo cristão é o mesmo. Embora estajamos vendo um declínio espiritual nas religiões estabelecidas, o Senhor está preparando e levantando um remanescente que estará criando as condições para o Estabelecimento do Rei, Cristo Jesus, em Seu Reino.
II) Samuel, o profeta e apóstolo do Antigo Testamento
Samuel foi levantado por Deus num período de transição. Agora estava começando uma nova ordem em Silo (monte que é um símbolo veterotestamentário do Reino). Deus lhe deu uma sabedoria e unção para edificar, em várias cidades de Israel, comunidades proféticas que tinham uma Escola de Profetas.
· O apóstolo do Antigo Testamento: 1 Samuel 7:15 a 17 – “E julgou Samuel todos os dias de sua vida a Israel. De ano em ano fazia uma volta” (observe esta expressão, ele fazia uma volta, pois estas cidades formavam um CÍRCULO ao redor de Jerusalém) “passando por Betel, Gilgal e Mispa; e julgava a Israel em todos esses locais. Porém voltava a Ramá, porque sua casa estava ali, onde julgava a Israel, e onde edificou um altar ao Senhor.. De ano em ano o profeta Samuel fazia uma viagem pelas cidades de Betel, Gilgal e Mispa (“Torre de Vigia”, Gênesis 31:48, 49), julgando e orientando todo o povo. Porém, voltava para Ramá (“Ser alto”), sua cidade e “plataforma de lançamento”. Ramá foi para Samuel, assim com Antioguia foi para Paulo.
As cidades (Escolas de Profetas) tornaram-se a base espiritual para a edificação da “casa estável” que estava na mente e coração do Senhor. Hoje estamos vivendo em mais um período de transição. Agora, então, as Escolas de Profetas criarão a atmosfera espiritual para o estabelecimento do Reino de Deus sobre toda a Terra.
· Semelhante ao apóstolo Paulo no Novo Testamento, que morava na cidade de Antioquia e viajava pelas igrejas periodicamente, Samuel fazia viagens apostólicas criando uma base espiritual naquelas cidades. Samuel morou toda o resto de sua vida em Ramá (1 Samuel 19:18-20; 25:1).
· (1 Samuel 7:5-13) As cidades nas quais Samuel fazia uma volta, de ano em ano, para julgar Israel, ficavam na região de Benjamim (Josué 18:21-28) que era predominantemente montanhosa, localizada ao norte de Jerusalém. As orações dos profetas nestas regiões altas, traziam vitórias para o povo de Deus (cf. 1 Samuel 7:5-13). Ali os profetas podiam manter uma vigília espiritual contra todo ataque a Israel e Jerusalém. Geograficamente, estas cidades formavam um cerco (“volta”) de proteção para a cidade de Jerusalém. Se olharmos em um mapa, notaremos que estas cidades (Betel, Gilgal, Mispa e Ramá) situavam-se ao redor de Jerusalém, formando um CIRCULO DE PROTEÇÃO. Portanto, foi fundamental o papel das Escolas de Profetas nestas cidades, para o progresso dos propósitos de Deus para o Seu povo.
· Também hoje, o Senhor tem levantado Comunidades Proféticas em cidades estratégicas no Brasil, a fim de manter a VIGÍLIA espiritual por parte dos atalaias profetas, além da voz do Senhor ser ouvida por meio destes “homens de Deus”.
· Feitos de Samuel. A principal missão de Samuel foi levantar as bases do futuro Reino. Isso é muito importante que entendamos. Para estabelecer a casa estável que era o que estava no coração e mente do Senhor, Samuel, como profeta, juiz e sacerdote, seguiu uma estratégia:
a) Estabeleceu as Escolas de Profetas em cidades estratégicas. Se você olhar um mapa da Bíblia, você notará que as cidades onde havia uma comunidade profética faziam um cerco, muro de proteção para a cidade de Jerusalém. Estas cidades (comunidades proféticas) eram, portanto, um muro de proteção e criadora de uma unção, ao redor de Jerusalém (Sião). Aqui está a base para o próximo passo.
b) Samuel (profeta) e Davi (rei) estabeleceram as normas do reino (1 Crônicas 9:221 Samuel 10:25; 12:14, 15), estabeleceram as funções na casa do Senhor. Semelhante comissionamento há sobre os apóstolos e profetas no Corpo de Cristo atualmente (cf. Efésios 2:19-22; 4:11-14).
c) Estabelecimento do rei (entronizando o Rei): Foi Samuel que ungiu Davicomo sendo o rei segundo o coração de Deus (1 Reis 2:1-51 Samuel 16:13). Da descendência de Davi nasceria o Messias, o Rei dos judeus, que inauguraria o Reino de Deus sobre a terra.
Cidades onde havia uma comunidade profética: A passagem de 2 Rs 2:1-5 mostra que havia escolas de profetas (com mestres e discípulos) em Gilgal, Betel e Jericó. Elias também foi formado numa destas escolas de profetas, ele morava em Gileade (1 Rs 17:1). Débora,Jz 4:4, 5, foi uma profetiza que viveu entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim.
· As Escolas de Profetas existiram até anos antes do tempo de Jesus. Isaías 8:16mostra que Isaías tinha vários discípulos. Nas Escolas de Profetas havia o profeta-mestre, e os profetas-discípulos. Isaías era casado; sua esposa é chamada de a profetiza”; (Isaías 8:3).
· No Novo Testamento, o mover de Deus através da Equipe Apostólica também nasceu e foi sustentado pelas comunidades proféticas. Na igreja de Antioquia,Atos 13:1-3, havia profetas e mestres que serviam ao Senhor. Da atmosfera espiritual e do terreno fértil que havia naquela comunidade, Deus levantou a Equipe Apostólica através de Paulo e Barnabé para que o Evangelho do Reino fosse proclamado em todo o mundo conhecido daquela época (exceto a região da ÁSIA).
II) Outros períodos de transição
(Tempo de Restauração e antes da vinda do Rei)
No período da Restauração, com Esdras e Neemias, os povos que habitavam na terra desempenharam grandes esforços para desanimar e desmotivar o povo de Deus, na obra de reconstrução do Templo e da cidade de Jerusalém. De fato, eles conseguiram interromper o trabalho de restauração durante 15 anos, até que, os profetas Ageu e Zacarias, se dispuseram a profetizar aos judeus (Esdras 4:24 a 5:2). Então, a motivação, a coragem e o ânimo voltaram ao coração do povo: “Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinhaânimo para trabalhar”. (Neemias 4:6).
Cremos que também hoje, neste “tempo da restauração de todas as coisasantes do Senhor enviar o Seu Cristo” (Atos 3:19-21), o Senhor estará levantando os profetas para encorajar o povo de Deus a restaurar a sorte de Sião (monte que simboliza do Reino de Deus). A promessa é que a glória desta segunda casa será maior que da primeira.
Antes da vinda do Messias (Jesus, o Nazareno), o Senhor enviou o profeta João Batista, para preparar o caminho para o Senhor. As Escrituras também mostram, em outros trechos, que o Senhor levantará Seus profetas antes da Sua Parousia: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição”. (Malaquias 4:5, 6). E, Apocalipse 11:3-14 enfatiza que a unção que havia sobre Elias e Moisés repousará sobre uma comunidade profética, neste tempo do fim.Deus sempre levanta: 
Profetas em Épocas de Transição
“...e suportou-lhes os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto; e, havendo destruído sete nações na terra de Canaã, deu-lhes essa terra por herança, vencidos cerca de quatrocentos e cinqüenta anos. Depois disto lhes deu juízes até o profeta Samuel”. Atos 13:16-23.
Samuel foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Ele foi levantado por Deus em um período de transição, foi o elo de ligações entre duas etapas do propósito de Deus no Antigo Testamento. Atos 3:24 confirma que Samuel foi o primeiro profeta, de uma linhagem que lhe sucedeu: “E todos os profetas, a começar com Samuel, assim como todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias”.
I) O período de transição para o Reino de Davi
Samuel nasceu num período de declínio espiritual o qual passava a nação de Israel.
“Quando o Senhor lhes suscitava juízes, era com o juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles ante os seus gemidos, por causa dos que os apertavam e oprimiam. Sucedia, porém, que, falecendo o juiz, reincidiam, e se tornavam piores do que seus pais, seguindo após outros deuses, servindo-os, e adorando-os eles; nada deixavam das suas obras, nem da obstinação dos seus caminhos...” (Juízes 2:18-19).
Durante o período dos Juízes, a nação de Israel vivia em instabilidade espiritual, períodos de altos e baixos, ora serviam ao Senhor, por causa do caráter justo de algum juiz, mas após a morte deste, voltavam à adoração a ídolos e à apostasia. Quando não havia um líder justo: “... cada qual fazia o que achava mais reto”Juízes 17:6; 21:25.
A situação foi se agravando até os dias de Eli, sumo-sacerdote do período em que nasceu Samuel. Os filhos de Eli, também sacerdotes, andaram em grande pecado diante de Deus e do povo: “Era pois mui grande o pecado destes moços perante o Senhor”, 1 Samuel 2:17. Por causa disso, o Senhor decidiu exterminar aquela linhagem sacerdotal, 1 Samuel 2:25-26... “Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação. E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento. Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do SENHOR. Pecando o homem contra o próximo, Deus lhe será o árbitro; pecando, porém, contra o SENHOR, quem intercederá por ele? Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar. MAS o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens.” Deus sempre tem um mas..., Ele sempre estará suscitando um povo, uma comunidade profética, um remanescente que terá a unção e comissionamento de reverter toda a situação.
“Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente; edificar-lhe-ei uma CASA ESTÁVEL, e andará ele diante do meu ungido para sempre.” (1 Samuel 2:35).
O texto de primeira Samuel vai descrevendo o estado de depravação da liderança e da nação de Israel. Mas, o Senhor estava preparando um menino, Samuel, e através dele iria criar uma casa estável, nele estaria surgindo o fim da instabilidade espiritual.
1 Samuel 3:1-4 descreve o “fundo do poço”. Observe como estas verdades se aplicam à situação da cristandade atual e compare com o que o livro de Apocalipse fala sobre a igreja de Laodicéia (Apocalipse 3:14-21):
· A palavra do Senhor era mui rara: As pessoas iam buscar a Palavra do Senhor - ensinamento, aconselhamento e direção - mas os sacerdotes não tinham a Palavra, por causa da impureza de seus corações.
· As visões não eram freqüentes: A percepção espiritual dos líderes estava embotada. Não havia direção, por isso o provérbio se cumpria (Provérbios 11:14; 29:18) e o povo caia em pecado e corrupção.
· Os olhos do sacerdote já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os: são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco. Então lhe disse Pedro: Explica-nos a parábola...” (Mateus 15:13-15).
· Antes que a lâmpada de Deus se apagasse: “Não apagueis o Espírito” (1 Tessalonicenses 5:19). O trecho de Samuel acaba descrevendo o quadro de apostasia e declínio espiritual mostrando que a lâmpada do santuário já estava se apagando. Foi então que....
Se você continuar lendo a História, Deus se revela e fala com Samuel. Deus deu um sonho a Samuel falando sobre o extermínio daquela atual linhagem sacerdotal... “Crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. Todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como PROFETA do Senhor. Continuou o Senhor a aparecer em Silo, enquanto por sua palavra se manifestava ali a Samuel (1 Samuel 3:19-21).
A situação atual no mundo cristão é o mesmo. Embora estajamos vendo um declínio espiritual nas religiões estabelecidas, o Senhor está preparando e levantando um remanescente que estará criando as condições para o Estabelecimento do Rei, Cristo Jesus, em Seu Reino.
II) Samuel, o profeta e apóstolo do Antigo Testamento
Samuel foi levantado por Deus num período de transição. Agora estava começando uma nova ordem em Silo (monte que é um símbolo veterotestamentário do Reino). Deus lhe deu uma sabedoria e unção para edificar, em várias cidades de Israel, comunidades proféticas que tinham uma Escola de Profetas.
· O apóstolo do Antigo Testamento: 1 Samuel 7:15 a 17 – “E julgou Samuel todos os dias de sua vida a Israel. De ano em ano fazia uma volta” (observe esta expressão, ele fazia uma volta, pois estas cidades formavam um CÍRCULO ao redor de Jerusalém) “passando por Betel, Gilgal e Mispa; e julgava a Israel em todos esses locais. Porém voltava a Ramá, porque sua casa estava ali, onde julgava a Israel, e onde edificou um altar ao Senhor.. De ano em ano o profeta Samuel fazia uma viagem pelas cidades de Betel, Gilgal e Mispa (“Torre de Vigia”, Gênesis 31:48, 49), julgando e orientando todo o povo. Porém, voltava para Ramá (“Ser alto”), sua cidade e “plataforma de lançamento”. Ramá foi para Samuel, assim com Antioguia foi para Paulo.
As cidades (Escolas de Profetas) tornaram-se a base espiritual para a edificação da “casa estável” que estava na mente e coração do Senhor. Hoje estamos vivendo em mais um período de transição. Agora, então, as Escolas de Profetas criarão a atmosfera espiritual para o estabelecimento do Reino de Deus sobre toda a Terra.
· Semelhante ao apóstolo Paulo no Novo Testamento, que morava na cidade de Antioquia e viajava pelas igrejas periodicamente, Samuel fazia viagens apostólicas criando uma base espiritual naquelas cidades. Samuel morou toda o resto de sua vida em Ramá (1 Samuel 19:18-20; 25:1).
· (1 Samuel 7:5-13) As cidades nas quais Samuel fazia uma volta, de ano em ano, para julgar Israel, ficavam na região de Benjamim (Josué 18:21-28) que era predominantemente montanhosa, localizada ao norte de Jerusalém. As orações dos profetas nestas regiões altas, traziam vitórias para o povo de Deus (cf. 1 Samuel 7:5-13). Ali os profetas podiam manter uma vigília espiritual contra todo ataque a Israel e Jerusalém. Geograficamente, estas cidades formavam um cerco (“volta”) de proteção para a cidade de Jerusalém. Se olharmos em um mapa, notaremos que estas cidades (Betel, Gilgal, Mispa e Ramá) situavam-se ao redor de Jerusalém, formando um CIRCULO DE PROTEÇÃO. Portanto, foi fundamental o papel das Escolas de Profetas nestas cidades, para o progresso dos propósitos de Deus para o Seu povo.
· Também hoje, o Senhor tem levantado Comunidades Proféticas em cidades estratégicas no Brasil, a fim de manter a VIGÍLIA espiritual por parte dos atalaias profetas, além da voz do Senhor ser ouvida por meio destes “homens de Deus”.
· Feitos de Samuel. A principal missão de Samuel foi levantar as bases do futuro Reino. Isso é muito importante que entendamos. Para estabelecer a casa estável que era o que estava no coração e mente do Senhor, Samuel, como profeta, juiz e sacerdote, seguiu uma estratégia:
a) Estabeleceu as Escolas de Profetas em cidades estratégicas. Se você olhar um mapa da Bíblia, você notará que as cidades onde havia uma comunidade profética faziam um cerco, muro de proteção para a cidade de Jerusalém. Estas cidades (comunidades proféticas) eram, portanto, um muro de proteção e criadora de uma unção, ao redor de Jerusalém (Sião). Aqui está a base para o próximo passo.
b) Samuel (profeta) e Davi (rei) estabeleceram as normas do reino (1 Crônicas 9:221 Samuel 10:25; 12:14, 15), estabeleceram as funções na casa do Senhor. Semelhante comissionamento há sobre os apóstolos e profetas no Corpo de Cristo atualmente (cf. Efésios 2:19-22; 4:11-14).
c) Estabelecimento do rei (entronizando o Rei): Foi Samuel que ungiu Davicomo sendo o rei segundo o coração de Deus (1 Reis 2:1-51 Samuel 16:13). Da descendência de Davi nasceria o Messias, o Rei dos judeus, que inauguraria o Reino de Deus sobre a terra.
Cidades onde havia uma comunidade profética: A passagem de 2 Rs 2:1-5 mostra que havia escolas de profetas (com mestres e discípulos) em Gilgal, Betel e Jericó. Elias também foi formado numa destas escolas de profetas, ele morava em Gileade (1 Rs 17:1). Débora,Jz 4:4, 5, foi uma profetiza que viveu entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim.
· As Escolas de Profetas existiram até anos antes do tempo de Jesus. Isaías 8:16mostra que Isaías tinha vários discípulos. Nas Escolas de Profetas havia o profeta-mestre, e os profetas-discípulos. Isaías era casado; sua esposa é chamada de a profetiza”; (Isaías 8:3).
· No Novo Testamento, o mover de Deus através da Equipe Apostólica também nasceu e foi sustentado pelas comunidades proféticas. Na igreja de Antioquia,Atos 13:1-3, havia profetas e mestres que serviam ao Senhor. Da atmosfera espiritual e do terreno fértil que havia naquela comunidade, Deus levantou a Equipe Apostólica através de Paulo e Barnabé para que o Evangelho do Reino fosse proclamado em todo o mundo conhecido daquela época (exceto a região da ÁSIA).
II) Outros períodos de transição
(Tempo de Restauração e antes da vinda do Rei)
No período da Restauração, com Esdras e Neemias, os povos que habitavam na terra desempenharam grandes esforços para desanimar e desmotivar o povo de Deus, na obra de reconstrução do Templo e da cidade de Jerusalém. De fato, eles conseguiram interromper o trabalho de restauração durante 15 anos, até que, os profetas Ageu e Zacarias, se dispuseram a profetizar aos judeus (Esdras 4:24 a 5:2). Então, a motivação, a coragem e o ânimo voltaram ao coração do povo: “Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinhaânimo para trabalhar”. (Neemias 4:6).
Cremos que também hoje, neste “tempo da restauração de todas as coisasantes do Senhor enviar o Seu Cristo” (Atos 3:19-21), o Senhor estará levantando os profetas para encorajar o povo de Deus a restaurar a sorte de Sião (monte que simboliza do Reino de Deus). A promessa é que a glória desta segunda casa será maior que da primeira.
Antes da vinda do Messias (Jesus, o Nazareno), o Senhor enviou o profeta João Batista, para preparar o caminho para o Senhor. As Escrituras também mostram, em outros trechos, que o Senhor levantará Seus profetas antes da Sua Parousia: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição”. (Malaquias 4:5, 6). E, Apocalipse 11:3-14 enfatiza que a unção que havia sobre Elias e Moisés repousará sobre uma comunidade profética, neste tempo do fim.

RESTAURAÇÃO X TEORIA DO CAOS

  “Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe terá sucedido.
2 Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas.
3 Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão.
4 Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito.
5 Arão, vendo isso, edificou um altar diante dele e, apregoando, disse: Amanhã, será festa ao SENHOR.
6 No dia seguinte, madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se.” 
(Êxodo 32:1-6 RA)

Assim como Deus fez com seu povo, quando os tirou da terra do Egito, e começou um processo de restauração durante o período que passaram no deserto. Da mesma forma Deus tem nos levado a um processo igual de restauração, mas há alguns cuidados que devemos ter nessa caminhada rumo a restauração.

PORQUE PRECISAMOS DE RESTAURAÇÃO?

• Antes de falar o porque precisamos de restauração, precisamos saber o que significa restauração, e nada melhor do que recorrermos ao dicionário: 
Restauração = restabelecimento, conserto, renovação, reaquisição da independência nacional, restabelecimento de uma dinastia. (dinastia é uma série de soberanos de uma mesma família).

Como vimos, restauração fala do restabelecimento de um governo e de uma família de reis ao governo. Com a retomada desta soberania e de seu governo, esse reino necessita criar sua identidade que esta ligada com o padrão moral, o caráter e a cultura do seu soberano Rei (Adonai). Essa identidade do Reino nos é dada através de suas leis, mandamentos, estatutos e ordenanças. Que irá influenciar nossos padrões morais, cultura, religião (padrão de adoração), etc.
Israel viveu 430 anos no Egito e boa parte dele como escravos (Êxodo 12. 40-41 NTLH 40 “Os israelitas tinham vivido no Egito quatrocentos e trinta anos. 41 No dia em que terminaram os quatrocentos e trinta anos, todas as tribos do povo de Deus, o SENHOR, saíram do Egito.”). Quanto mais um povo vive sob a influência de um outro sistema de governo, leis, cultura, filosofia, religião, etc. Mais esse povo perderá sua identidade como nação, pois estará totalmente influenciado pelos padrões de vida deste povo que agora eles vivem.
Uma prova que Israel estava totalmente contaminado pelo sistema Egípcio foi que apesar de ser um povo que sempre souberam entender o tempo em que viviam, e ativar esse tempo de cumprimento das promessas e profecias, não notaram que o tempo de escravidão tinha passado, pois a profecia falava de 400 anos de cativeiro, e não 430 anos, como eles passaram cativos. Pois não tinham profetas que entendessem o tempo em que viviam e esqueceram as promessas e profecias que estavam sobre as vidas deles. 
“Então o SENHOR disse: — Fique sabendo, com certeza, que os seus descendentes viverão num país estrangeiro; ali serão escravos e serão maltratados durante quatrocentos anos.” (Gênesis 15. 13 NTLH)

Hoje não é muito diferente, basta olharmos para nós, o Brasil, temos 510 anos de existência como uma nação, e possuímos uma cultura bem forte e com várias influências de outros povos; um sistema político que passou por muitas transformações que foi desde colônia de Portugal, ao império até o presidencialismo; sem falar de religião, filosofia e etc. E isso tudo nos influenciam em todas as coisas, principalmente no nosso relacionamento com nosso único Rei (Adonai) e sua soberania sobre nós, afinal de contas não pertencemos a esse mundo e seu sistema.

“Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o Universo. Então, por que é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais a regras como estas:”.
(Colossenses 2. 20 NTLH)

“1 Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus.
2 Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. 
3 Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. 
4 Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória.”. 
(Colossenses 3. 1-4 NTLH)

Mas o que nós estamos querendo alertar, sobre o texto de Êxodo 32: 1-6 e 17-21, é que Israel estava por passar por sua maior restauração desde sua criação. Deus estava começando a restaurar seu povo e sua soberania, através das suas leis, mandamentos, estatutos e ordenanças e isso afetaria sua filosofia de vida, cultura (festas do Senhor), padrões morais (ordenanças sobre padrões morais), religião (padrões para adoração) e etc.
Satanás não se importa com nada que você faça, desde que isto não traga restauração dos propósitos e soberania de Deus em nossas vidas. Pois se passarmos a vivermos por elas, ele não poderá nos tocar ou nos influenciarmos através de seu sistema mundano (babilônico). 
Chegamos ao ponto principal do que queremos falar. Logo que Moisés começou a receber de Deus suas leis, inicia-se no meio do povo um complô para tentar frustrar os planos que Deus tinha para restaurar a nação de Israel, pois colocaria definitivamente em liberdade seu povo que não andava em liberdade apesar de ser livre, usando os seguintes argumentos:

1. A DEMORA: Quando não se vê nada acontecendo, de uma forma muito rápida, e os propósitos e os planos de Deus sendo realizados em sua vida, começamos a pensar que estamos no caminho errado, pois muitas vezes somos místicos e só achamos que algo esta dando certo quando vemos os sinais sendo realizados rapidamente, mas restauração requer tempo, pois retirar tudo o que não é original demanda tempo. Ex 32. 1.

2. OUTROS DEUSES: Tudo que ocupa o lugar de Deus em nossas vidas se torna um deus para nós, isso pode ser esposa, filhos, emprego, estudos, bens materiais etc. Nenhuma destas coisas são ruins desde que elas ocupem o lugar que elas devem ocupar, pois o lugar de Deus é somente um, o primeiro em nossas vidas.

“3 —Não adore outros deuses; adore somente a mim.
4 —Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.
5 Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. 
6 Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações.” 
(Êxodo 20. 3-6 NTLH)

“ Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou há de aborrecer a um e amar ao outro, ou há de unir-se a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” 
(Mateus 6. 24 TB)

3. ESCRAVIDÃO: Brincos, argolas em especial, eram sinal de escravidão. E essa escravidão é estendida a família, pois a medida que nós vamos perdendo a visão nos tornamos escravos, mesmo dizendo que somos livres. Pois a demora nos levou a pensar que estávamos no caminho errado e substituir a Deus por outros deuses, agora nos tornamos escravos desses deuses, pois todo esse tempo fomos escravos do pecado e estamos acostumados a viver assim e não queremos nem aprendemos a caminhar em liberdade. Ex 32. 2-3.

4. INDEPENDÊNCIA: Pode ser contraditório falar de independência logo depois de escravidão, mas toda independência de Deus, te levará a escravidão. E a independência que estamos falando aqui é ser independente de Deus, não deixando Ele ser o soberano de sua vida, mas você mesmo caminhando por conta própria em todas as áreas de sua vida, com isto começamos a atribuir ao homem aquilo que Deus fez. Ao contrario desta independência Deus quer que você seja dependente totalmente Dele em todas as áreas de sua vida. Ex:32. 4.

5. FALTA DE EXPECTATIVAS: Começamos a viver como não fossemos ter um futuro sobre esta terra que Deus nos deu para governamos e reinarmos sobre ela. E vivemos as escatologias do caos também, onde não há nada o que fazer, é só esperar o fim. Com isto deixamos de investir em nós e em qualquer coisa que possa redimir esta terra. Esta mentalidade nos impede de reinarmos em vida, como nos é prometido pela palavra. Ex: 32. 5-6.

6. CONFORMISMO: Não há mais luta para ver as promessas de Deus sendo cumpridas em sua vida. Quando não se luta para que a glória de Deus se manifeste em você, também não terá derrota, pois só quem experimenta vitória ou derrota , são os que lutam. E se você não luta, nunca gozará do gosto de uma vitória, nem muito menos o dissabor da derrota, pois você vive num total conformismo. .
“ Respondeu-lhe Moisés: Não é alarido dos vencedores nem alarido dos vencidos, mas alarido dos que cantam é o que ouço.” 
(Êxodo 32. 18 RA) 

Hoje, assim como o povo de Israel, nesse período de sua história passou por todos esses ataques que só tem um objetivo, frustrar a restauração que Deus estava começando a fazer com seu povo; nós também estamos sofrendo com os mesmos argumentos do sistema mundano nos dizendo que tudo vai acabar e que não temos que nos preocupar com nada, pois nosso destino final é o “CÉU” e tudo aqui na terra vai se acabar; e com isto deixamos de reinar e viver uma vida vitoriosa em YESHUA.
Como profeta quero te alertar para esse tempo que vivemos, estamos em “tempo de restauração”, onde Deus tem nos levado a voltar as raízes de nossa fé, que tem Abraão como nosso pai. A restauração não é trazer algo novo, mas sim o original. Tudo que foi um dia contaminado, modificado, destruído, derrubado, adicionado ou algo não original etc.; necessitamos dessa restauração para desconstruirmos tudo o que está errado e voltarmos ao original. Caminhamos hoje sobre doutrinas, dogmas e leis de homens e não de Deus, pois assim como Israel ficou cativo por um longo período e foi contaminado, pelo Egito, nossa forma de Cristianismo ainda vive com a contaminação de Roma, por mais que nós não queiramos dar o braço a torcer. Precisamos restaurar, mas não a nossa religião, e sim nosso relacionamento com Pai e seu filho YESHUA, para isto temos que reconhecer nossas raízes de fé judaica, pois Yeshua é Judeu. 
Quando falamos nesse assunto, logo se ouve que estamos querendo judaizar nossa religião, mas na verdade estamos é restaurando princípios que foram dados por Deus para o seu povo e para nós também, pois se vivermos por eles seremos mais que vencedores e abençoados, pois sua palavra nos garante. E principalmente, se queremos ter um relacionamento intimo com alguém precisamos entender como pensa essa pessoa, como é sua cultura, seu padrão moral, sua filosofia de vida etc. Só assim teremos um relacionamento intimo com essa pessoa, assim somos nós com Deus, queremos ser íntimos, mas sem abandonar nossa contaminação com o Egito e queremos viver pelas suas leis (leis do Roma), para ter um real relacionamento com Deus, de Pai para filho, e de Rei para reis que reinarão sobre a terra. 
A restauração que temos vivido, anda ainda em ritmo lento, pois muitos não tem discernido esse tempo. E muitos que estão no meio dos nossos tem pregado coisas bem diferentes das que estão preparadas para vivermos; há uma pregação do caos, juízo sobre o povo, e que não tem mais jeito, como todas as coisas tivessem fugido do controle de Deus, assim como aconteceu com Israel, quando começaram a falar que Moisés se demorava, como ele não voltasse mais, esses também estavam no meio deles e contaminaram a muitos para não viverem o grande tempo de restauração que Deus estava preparando para eles.
Estamos vivendo um tempo de restauração, onde Deus esta restabelecendo seu Reino e tudo que acompanha seu Reino será restaurado, mas devemos estar alertas para não nos deixarmos enganar e sairmos do caminho de retorno as origens de nossa fé. Se prepare para essa jornada, os melhores dias de nossas vidas estão por vir. Deus esta preparando os reis e sacerdotes que reinarão sobre a terra.


Profeta Carlos Eloy